30 outubro 2005

POLÍTICA - Corruptos

Estava eu a ler o jornal, quando dou com a notícia de que Nino Vieira demitiu o governo da Guiné. A minha primeira pergunta foi: mas o Nino Vieira ganhou as eleições na Guiné-Bissau ??

Tenho estado um pouco a leste das notícias mundiais de menor relevo devido aos trabalhos e estudos da faculdade, mas nunca me passaria pela cabeça que Nino Vieira fosse novamente presidente. Sim, esse senhor corrupto que durante tantos anos roubou o seu país, viveu no luxo e na riqueza enquanto o seu povo era explorado vivendo em níveis da maior pobreza, foi distituido por um golpe militar, teve de fugir para Portugal para não enfrentar a justiça que o condenaria, mantendo-se afastado durante alguns anos.

Constata-se o nível de desinformação pública e de ignorância do povo, fomentado pelo aparelho político, perante tais resultados: a vitória democrática deste senhor num país de terceiro mundo.

Acontece que continuei a ler o jornal e me apercebi da realidade de Portugal: pessoas como Isaltinos Morais, Fátimas Felgueiras, Valentins Loureiros ganham democraticamente eleições em Portugal. E com maiorias absolutas! Pessoas que desviam dinheiros, envolvem-se em negócios suspeitos, enchem os bolsos com dinheiros públicos, continuam impunes à justiça e exercem cargos de elevada responsabilidade. E essa popularidade, que os faz aparecer nas televisões pelos piores motivos, leva à forte agitação popular e a tomada pela defesa do cidadão da terra, o senhor presidente.

É triste verificar a nossa enorme ignorância e a tamanha estupidez que nós, povo, cometemos ao dar o aval de continuidade a pessoas que mostraram não saber exercer cargos políticos com dignidade e respeito. Que exemplo é este para as gerações futuras ??

6 comentários:

Anónimo disse...

tens toda a razão caro dani! mas o k podemos nos fazer? uma revolução? uma manifestção em frente da assembleia da republica? pois n sei.. talvez informar melhor as pessoas, mas como? são situaçoes dificeis. força dani! n percas esse espiriro critico

Jorge disse...

Meu caro: Nem despareci, nem deixei escoar o meu veneno, só que de momento o cansaço sobre toda a problemática nacional tem sido mais forte e venceu:por agora, mas logo que reganhe energia voltarei à carga. Então esses estudos, como vão. Por certo que muito bem, espero sinceramente.De momento estou também empenhado no duro trabalho de terminar o meu quasrto romance, porque o editor não me larga a perna. Um abraço.

Jorge disse...

Quanto ao bandalho Nino, não tenho palavras. Mesmo não sendo de todo racista, acho-o um verdadeiro gorila sem escrúpulo, salvaguardando, claro, o respeito e carinho que o verdadeiro e doce animal me suscita.
Um abraço.

Jorge disse...

E ainda....como nos concursos: os outros...também uns indescritíveis energúmenos desse conhecido bando de, passo a redundância bandalhos.

Jorge disse...

Meu caro: aqui vão os títulos dos meus tr<~e últimos romances:

"O fechar do Círculo" e
"Cova de Lobo2
Ambos publicados pela editora Replicaçâo
E o último dos três " Soltam-se as Amarras da Editora prefácio.
Tenho pena de já não ter nenhum exemplar, de outra forma orerecer-lhos-ia de bom grado. Caso não os encontre já à venda pode encomendá-los em qualquer livraria : Talvez na Bertrand ou na Bulhosa. Um abraço e mil s«desculpas pela deficiente linkagem, que todavia não sei corrigir. Sendo assim, tenho-o linkado nos meusa favoritos.
Um abraço.

Jorge disse...

Quis dizer Cova de Lobo e não Cova de lobo2, porque me saltou o dedo e em vez das aspas pus um 2.