17 janeiro 2006

POLÍTICA - Sra Ministra...

Hoje a Ministra da Educação deu uma entrevista no Jornal das 9, na Sic Noticias, e uma vez mais premiou-nos com uma declaração divinal, daquelas que nos tem vindo a habituar.

A questão era acerca da possível retirada do Português e Filosofia do final do ensino secundário. A ministra dizia que isso dependia de como se olharia para o futuro da formação secundária: sendo uma formação geral, ou uma formação de técnicos profissionais. Eu defendo que se aposte numa formação virada para as mais valias técnicas, uma vez que se pretende cidadãos profissionalmente qualificados, capazes de atrair investimento pela qualidade produtos. O problema chega com a declaração de defesa da exclusão destas disciplinas, que foi mais ou menos isto:

"é preferível ter um electricista com maior formação em português e filosofia, e menor formação em electricidade, ou um electricista mais bem formado em electricidade e sem essas disciplinas?"

Fico indignado. É preferível um técnico electricista com forte conhecimento de electricidade no fim do secundário, mas inculto, ou um cidadão eletricista com a cultura necessária para bem educar os seus filhos, com capacidade de entendimento e intervenção na cidadania? É preferível um Portugal que vibre com as votações da 1ª Companhia e outras nulidades, ou um Portugal que se interesse pelo futuro, que compreenda a linguagem da cultura portuguesa, a linguagem do mundo, que seja capaz de reflectir sobre os mais variados temas, sem no entanto perder essa primeira formação que adquiriu no secundário, aumentou e aperfeiçoou na sua carreira profissional de electricista?

Um dos grandes problemas deste país é a falta de cultura que resultou dos 40 anos de Salazarismo! Além de mão-de-obra qualificada, precisamos também de nos "culturalizar"! Senhora Ministra, deixa-me preocupado o facto de que a senhora, estando nesse lugar de importante decisão, tenha estas "convicções"...

4 comentários:

Anónimo disse...

não costumo devender os ministros mas desta vez a tipa tem razão!...e repara que não é por se ter filosofia e portugues que se passa ter mais capacidade para educar os filhos...não se pode confundir ensino com educação!...e os estrangeiros, particularmente
Os europeus de leste que entram em portugal não precisam saber portugues para demostrar boas capacidades em algumas das profissões que ocupam.
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

Jorge disse...

obrigado mais uma vez pela sua amável visita e parbéns pela agudeza dos seu entendimento das coisas.De facto nunca me tinha ocorrido que há uma nova geração de infelizes tontos: a dos morangos com açúcar.
Um abraço

bitdrain disse...

Me ha gustado mucho la expresión: "strawberries with sugar". Aunque desconozco el significado por no conocer el entorno al que se aplica.

Saludos.

Anónimo disse...

best regards, nice info Zocor+80mg didrex 20diet 20pills Land rover central florida dealership is valium a real addiction Shaved teen buy didrex now $66mo Perfumes mens Burlingame moving companies local Cholorine filter for outdoor faucets Womens+perfumes