26 abril 2006

Conversas de café...

Hoje fui beber o café do almoço ao café/tasca aqui da rua, e nesse entretanto, assisti a uma conversa típica e deveras interessante. Estava à conversa com a trabalhadora do estabelecimento um indivíduo que aparentava ser sindicalista, vestido com o seu belo "blaser" de funcionário público, e um senhor de barbas, também ele comodamente vestido, quando entra um outro indivíduo, que era mecânico da oficina do lado. Todos eles aparentavam já se conhecer. Começa então a conversa, que foi qualquer coisa deste género:

Mecânico (M) – Ora aqui estão os sindicalistas a não deixarem trabalhar os trabalhadores!
Trabalhadora (T) – Queres um café?
M – Sim sim! … Por isso é que o país não produz! Ninguém quer trabalhar!
Senhor de barbas (SB) – As pessoas não querem trabalho, querem é emprego!
M – Pois eu quero é trabalhar, que de emprego estou farto.
SB – Estás farto de emprego?!
M – Sim. Quero é que me dêem trabalho para fazer! Se ninguém fizer nada isto não anda! Vocês sindicalistas desculpam-se com o sindicato e o resto da malta é que trabalha!
Sindicalista (S) – Eu tenho menos horas que é para tratar dos assuntos dos sindicatos pelos trabalhadores!
M – Eu se fosse patrão dava mais dias de férias aos trabalhadores e não dava nada para os sindicalistas! Tão sempre a reclamar e não fazem nada! Isso é que era!
S – Epa, eu estudei por isso produzo de outra maneira. Tu não estudaste, tens de produzir com mais trabalho.
SB – Pois, é como eu!
M – É sempre a mesma coisa! Estudos pr’aqui e pr’ali, mas eu se fosse patrão, mandava os sindicalistas todos embora!
S – Tu se fosses patrão não davas era nada aos trabalhadores! Nós estamos aqui para defender os trabalhadores. Por isso é que eu não sou patrão, porque concerteza fazia o mesmo que eles!! Por isso é que continuo no sindicato.
M – É devido aos sindicalistas que o país está assim! Se depois do 25 de Abril não tivessem vindo os sindicalistas o país estava bem melhor! Então adeus e até logo!

E assim se vive nos cafés e tascas da capital!

2 comentários:

Anónimo disse...

mecânicos ao poder!

Anónimo disse...

...cada um de nós acha que o problema do país está nos "outros"... e equecemo-nos que os "outros" dos outros somos nós...
(valha-nos a possibilidade de dizer-mos o que pensamos)
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt