01 dezembro 2006

LIBERDADE ... voxpop

Aproveitando o dia da Restauração da Independência de Portugal, lanço um voxpop nos comentários deste post.

O QUE É A LIBERDADE? O QUE É SER LIVRE?

Fico à espera que colaborem com O Código. Não se prendam ao simples significado relacionado com o feriado!


Restauração da Independência
(fonte wikipedia)
A Restauração da Independência é um feriado comemorado em Portugal anualmente no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da independência nacional face à Espanha em 1640, que durante 60 anos ocupou o país e o oprimiu.

A morte de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Felipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domínio filipino. No dia 1 de Dezembro de 1640, os Portugueses restauraram a sua independência.

Ao contrário daquilo que o monarca prometeu nas cortes de Tomar de 1580, ainda no seu mandato, e de modo mais intenso no reinado seu sucessor, Filipe III de Espanha, o desrespeito dos privilégios nacionais vinha agravando-se. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.

Portugal estava também envolvido nas controvérsias europeias que a Espanha estava a atravessar, com muitos riscos para a manutenção dos territórios coloniais, com grandes perdas para os ingleses e, principalmente, para os holandeses em África (São Jorge da Mina, 1637), no Oriente (Ormuz, em 1622 e o Japão, em 1639) e fundamentalmente no Brasil (Salvador, Bahia, em 1624; Pernambuco, Paraíba, rio Grande do Norte, Ceará e Sergipe desde 1630).

1 comentário:

Anónimo disse...

assim de repente... se eu fosse uma tia de cascais, ou de qualquer outra linha chiquérrima, ou pinderiquérrima, diria que "ser livre" é o contrário de "ser preso"... mas se dedicarmos algum do nosso tempo a reflectir sobre o assunto, é capaz de não ser assim tão descabido. de acordo com o meu ponto de vista, ser livre, para alem de ser um estado tipicamente democrático, em que, como todos aclamam a viva vóz "estamos num país livre, podemos expressar a nossa opinião", é um modo de vida. sendo assim, uma pessoa livre é aquela que não está presa a uma localização geográfica, cultura/tradição, sempre disposta a experimentar novas sensações descobrir novos mundos. para essa pessoa, expressar a opinião nem sempre é importante, só o faz quando as pessoas que a ouvem são realmente importantes. ser livre é rir-se sozinho/a quando se anda na rua, nas "voltinhas" do dia-a-dia, de coisas que aconteceram e olhar para a expressão de ?!"tá-se a passar" das pessoas que passam. ser livre é ser-se, no fundo, o que se quiser, desde que nao se interfira com a vida de 3ºs, claro.

bem, nao costumo comentar, mas kd o faço estico-me um bocado, mm que nao diga nada de jeito...

inês

já me esquecia, ser livre é ter o direito ao silêncio.