26 dezembro 2007

Mensagem de Natal de Sua Excelência o Autor deste Blog

Portugueses e portuguesas, cibernautas e cibernautas, fãs d’O Código e fãs d’O Código, um bem-haja natalício!

Neste momento da história dá-se uma viragem em toda a celebração do Natal cristão que vem existindo desde há largos séculos. Em tempos longínquos, esta foi uma festa pagã, uma celebração do solstício de Inverno, a maior que havia no tempo A.C. . O mundo cristão converteu-a na celebração do nascimento do seu “líder espiritual”, adaptando essa festa já existente, mudando apenas o motivo. Agora, neste virar de milénio, assistimos a uma nova conversão: o mundo capitalista, essa religião agora denominada de “globalização”, acaba de a converter numa celebração do consumismo!

1000€ gastos por segundo em Portugal. Pela mesma lógica das contas, 86,4 milhões de euros por dia nesta quadra. É bom para a economia, dizem uns e outros! É bom para os comerciantes que prosperam no seu negócio, é bom para os consumidores que, com uma bela quantia, enchem os vazios deixados pela ausência da sua presença nas pessoas a quem oferecem esses presentes natalícios!

Definitivamente a popularidade do pai natal arrebata a do menino Jesus. Já não se fala daquele menino pobrezinho que nasceu num estábulo, a quem os reis magos trouxeram oferendas, que um dia marcou o mundo pela sua bondade. Sem dúvida que este pai natal gordinho de fatiota vermelha desenhada pela Coca-Cola é muito mais atractivo, muito mais apelativo aos tempos que correm, à globalização! Ele percorre o mundo distribuindo Playstations e Xboxs. As outrora meias brancas com raquetes que as nossas avós (pelo menos as do meu tempo de criança) traziam como oferta do menino Jesus deixaram de ter graça.

Este mundo doido anda numa mudança doida! É a festa do consumismo, esta que celebramos! É a globalização à moda ocidental!

Sem comentários: