24 março 2009

Portugal é dos Portugueses

Nisto refiro-me a toda uma série de privatizações inconscientes que têm sido feitas pelo estado português.

Não quero passar uma imagem de extremista com semelhanças ideológicas comunistas, pois não é isso que acontece. A minha visão para privatizações de empresas públicas baseia-se em opiniões moderadas e fundamentadas tendo em conta uma posição interna estratégica de interesse nacional.

Sou a favor da privatização de empresas públicas como a EDP, PT, CP, TAP, etc. Agora não me convencem que empresas como a REN, REFER, ANA, IEP, entre outras, são possíveis de transferir para mãos de privados. Isso é privatizar o país.
Se um país não controla as suas infra-estruturas, estas estão nas mãos de privados que, como é óbvio, não se espera que as dirijam em nome do serviço público e da visão estratégica do país, mas sim na maximização de dividendos em prol dos seus accionistas (que é o que se pretende dos privados). As empresas públicas que detém as infra-estruturas nacionais devem tomar decisões conscientes tendo em conta a visão económica e social do país.

Por outro lado, torna-se óbvio que empresas prestadoras de serviços que utilizem essas mesmas infra-estruturas passem para o lado privado. Não tem sentido que haja uma EDP do estado, que usa as infra-estruturas do estado e com ligações directas ao mesmo e uma eventual Iberdrola que vai prestar o mesmo serviço. Isso penalizaria fortemente a concorrência entre empresas, sendo que esta beneficia o consumidor final e a competitividade da economia.

Mas atenção, o acto de constante fiscalização e regulação por parte do estado tem de estar presente, porque surge o perigo de formação de cartéis.

5 comentários:

Tiago Lino disse...

e o que pensas da privatização dos hospitais? Um serviço Público com ministério que aos poucos vai sendo entregue a privados. Qualquer dia deixamos de pagar taxas moderadoras para pagar enormidades financeiras em prol dos accionistas.
Deixamos de ter um serviço de saúde precário para passarmos a ter um serviço de saúde elitista em função da conta bancária de cada um?

Daniel Carvalho Domingues disse...

Isso já é outra conversa... Carece de um post dedicado somente a esse tema!

^i^ disse...

Pelo andar da carruagem, deixas de pagar taxas moderadoras e passas a pagar seguros para, então, poderes ter acesso à "saúde privada".

Rita disse...

Olá!É a Rita, de Coimbra (amiga do parvo do Gariso).
Passei só para dizer que vi o teu blog!Lembrei-me de passar pq ontem deu o Código da Vinci...e lembrei-me da nossa "bela" conversa!Lol!Já agora, gostei muito das tuas fotos!Sim senhor!
Bjnh
Rita

Anónimo disse...

E entao, quando tivermos esse "serviço de saúde elitista", o estado vai obrigar as empresas a ofereçer seguros de saude, a cada trabalhador, de modo a que cada Portugues seja obrigado a aranjar um emprego para nao ter de pagar dezenas de euros no hospitais, fazendo com que nao existam pessoas a receber do desemprego. Uma especie de modelo USA!