09 maio 2009

Política de Verdade ?

Li a entrevista de hoje que o novo jornal diário nacional “I” fez à líder do PSD, Dra. Manuela Ferreira Leite. E o que li foi um rol de respostas sobre as divergências que existem no programa político do maior partido da oposição e do actual governo, as decisões sobre as autárquicas e as europeias, o PSD do passado, presente e futuro, as relações institucionais com os diversos organismos políticos e partidos políticos. Isto sem floreados, polémicas mediáticas ou fair divert que preencheriam as letras gordas de jornais e revistas.

Falou-se de política. Política de verdade.

Situação rara, em que uma entrevista a uma figura política nacional não degenere em perguntas e respostas que excedam a dimensão da sua função. Não existiu referência a casos e investigações judiciais em que esteja envolvida, referência a tomadas de posição e decisões de cariz extra-politico e passíveis de levantar suspeições, referência a vida privada e relações bilaterais com protagonistas económicos privados. Não existiram essas perguntas nem as respectivas respostas, que sem dúvida preencheriam no dia seguinte as manchetes dos jornais, porque, simplesmente, não têm lugar no curriculum da Dra. Manuela Ferreira Leite, nem no passado governativo, nem no presente de oposição.

E se não for para termos um estado de verdade, se, ao invés, vivermos na mentira hipócrita e na dúvida permanente, para que foi feito o 25 de Abril?

Sem comentários: