25 outubro 2006

In Polónia...

Crónicas Milanesas #2
No outro dia estava eu num encontro de eramus à conversa com um individuo polaco sobre os grupos económicos portugueses que estão a investir na Polónia. Contava-me ele que os estrangeiros têm dinheiro para investir na Polónia e os de lá não, porque estiveram muitos anos debaixo de uma ditadura comunista, que levou o país a um mau estar financeiro.

Contava-me ele que a maior cadeira de supermercados na Polónia pertencia a portugueses. Eu já tinha conhecimento disso, pertence à Jerónimo Martins SA, o mesmo dono do Pingo Doce. O que desconhecia era as condições de trabalho que as empregadas da caixa desse supermercado "usufruíam".

Segundo o que parece, as "caixas" do supermercado têm de usar uma espécie de fralda, «like the babys», para não interromperem o serviço, e assim aumentarem a produtividade! Tudo o que precisam de fazer, fazem-no ali, enquanto passam talvez uma alface ou quiçá uma embalagem de queijo.

Agora percebo a queixa dos grupos económicos portugueses quanto à baixa produtividade em Portugal relativamente aos novos países da Europa 25. Pois assim não há produtividade que "aguente"!

Saudações milanesas!

3 comentários:

Jorge disse...

Olá amigo: Será mesmo assim? Não é que por cá não fosse preciso tomar medidas!
Não destas, mas simplesmente medidas que fizessem compreender que quem trabalha tudo deve fazer para conservar o que ainda vai tendo; e isso só com trabalhjo, às vezes duro

Jorge disse...

Será que o amigo está por terras de Itália? Pero de onde a minha família veio: a minha mãe.
Cá por mim ter nascido aqui é a prova provada de que pode haver produtos de erros bio-geográficos.

Anónimo disse...

Cheira-me que o teu amigo polaco anda a fumar coisas ilegais mas se assim é manda um email com pormenores para o correio da manha ou tvi e cai a bomba!

Cumprimentos