20 outubro 2006

VIETATO FUMARE

Crónicas Milanesas #1
Aqui em Milano, e penso que acontece o mesmo em toda Itália, é proibido fumar em qualquer local público fechado, seja restaurante, cafezito da esquina, disconight, repartição de finanças, tudo.

O resultado disto é o seguinte: posso comer descansado a bela da pizza no restaurante sem levar com o fumo do vizinho do lado; as roupas deixam de vir impregnadas com o fumo depois da noite na disconight, o ambiente em todo o lado é mais "limpinho".

E não me faz parecer que incomode muito aos fumadores terem de se deslocar aos locais abertos ao ar livre, designadamente nas discotecas, para fumarem o seu cigarrito.

E vocês, meus amigos fumadores e não fumadores, nem imaginam a utilidade desta lei em Portugal. Aqui há uns meses, quando se falou de um projecto-lei nesse sentido, também eu fui um pouco crítico. Mas só vivendo essa ausência de fumo, é que se entende!

Saudações milanesas!

5 comentários:

Jorge disse...

Eu, infelizmente e por crassa estupidez sou um fumador pesdao, mas estou consigo.

Anónimo disse...

Desculpe lá meu amigo, mas já começa com o discurso típico do Emigrante mais esperto que os Portugueses de cá. Em vez de falares( lá virá o tempo) das´saudades dos pais, da mana, da terriola do Sampaio, das unidades de restauração como a do sr. Beque, a beleza de Lisboa, o sabor de um bom café Português, sei lá... Já começas a dizer aqui é que é bom!!!
Só te falta comparar-nos com algum país de Leste para nos por abaixo!
Outra Coisa que também não existe aí é a segunta circular, nem sequer o Beira Mar!!!
E pronto já todos temos saudades de malhar no Sr. Engenheiro!

Anónimo disse...

Saudações rio sequences meu caro!Muito me espanta essa lei em Itália.Não a sua aprovação que essa, é a parte mais fácil...quer dizer penso eu uma vez que apanharam 1/3 dos deputados da assembleia italiana com substâncias psicotrópicas no sangue, o tabaco a eles já não interessa.O que realmente me espanta é a aplicação dos próprios italianos, criando a rotina de respeitarem essa lei e para além disso a saúde dos outros e a sua própria.Realmente da minha pouca estada em Itália devo concordar inteiramente com o meu caro no que toca à desorganização organizada italiana.No fundo é deliciosa mas muito àquem da desorganização mais saudável portuguesa.E efectivamente, o respeito pelos locais públicos em que não se pode fumar é muito pouco por cá.
Eu como fumadora devo dizer e sem hipocrisias,que tento sempre respeitar ao máximo esses locais e pergunto se posso fumar quando estão fumadores passivos comigo.Mas à pouco tempo deparei-me com uma situação contrária que ainda não tinha experimentado:o que é que acontece quando o seu patrão no local de trabalho fuma o triplo que voçê???Se dizia que no início jogávamos todos na mesma equipa algum tempo depois reparei que me incomodava tanto fumo e tanto tabaco à minha volta!!!E o cheiro na roupa ainda mais impregnado ficava.
Em género de conclusão devo dizer que sou a favor de uma lei que obrigue locais públicos a separar as zonas de fumadores e não fumadores como acontece por exemplo em todos os locais de prestação de serviços em Bruxelas. Mas também não me chocava uma lei igual àquela que proporciona tal limpeza e pureza que está a vivenciar o meu caro.Porque afinal o tabaco é prejudicial.

Jokinhas gandes gandes e mto bigada pela msg!!!

Ciao!!!!

Anónimo disse...

uma presença feminina entre os comentadores deste blog é um enorme enriquecimento! Este Dani é só fãs!

Anónimo disse...

Apoio e subscrevo, caro Dani. Tambémm eu achava um pouco ridículo essa história de ser proibido fumar mas depois de ter estado 6 meses sem levar com fumo tenho sofrido imenso com os cafés/bares/disconights/minha sala de estar quando la houve jantaradas nos dias anteriores.
Além de que no outro dia um empregado de café estava a comentar comigo o facto de nunca ter fumado e que uma radiografia/ecografia/exame qualquer aos seus pulmões tinha tido o mesmo resultado do de um fumador pesado.