15 outubro 2009

Um caso de Péssima Informação

A Revolta da Republica – S02E05

Li, na terça-feira, uma noticia do Jornal de Negócios a indicar que o passivo da Estradas de Portugal tinha aumentado em 1400%, passando de mil milhões de euros para 15 mil milhões em 1 ano e meio.

Logo numa primeira análise achei isso bastante estranho, uma vez que trabalho na área e estou relativamente a par desses negócios. Então fui investigar melhor, e li o respectivo relatório mencionado na tal notícia. Entretanto fui ler o relatório que indicava os resultados referentes a 2007/08. Os valores são os seguintes:

Passivo:
Dez.2007 - 1.024 milhões;
Jun.2009 - 15.275 milhões;
+ 1491%

Activo:
Dez.2007 - 11.616 milhões;
Jun.2009 - 15.604 milhões;
+ 34%

Resultados Líquidos:
Dez.2007 - 1.116 mil;
Jun.2009 - 37.128 mil;
+ 3329%.

Depois de ficar admirado face estes números, ainda fui ler a nota de apresentação da respectiva empresa pública, ao que reparei que em Nov.2007 o estado assinou um protocolo em que passava o património rodoviário nacional para a mesma.

A conclusão disto foi que em Dezembro de 2007 a empresa pública Estradas de Portugal tinha adquirido a rede viária nacional ao estado há um mês, mas o respectivo pagamento pela concessão só se processaria durante 2008! Ou seja, deixou o estado de ter esse passivo (que se reflecte positivamente nos activos) para ser a Estradas de Portugal a detê-lo!

Isto é um caso de péssimo jornalismo, de falta de profissionalismo e de incompetência total: ler alguns números sem procurar justificação da "estranheza" dos mesmos. É o publicar por sensacionalismo.

E o mais engraçado é que todos os jornais e telejornais, jornalistas e comentadores assumiram o mesmo como verdade absoluta e puseram-se com levianos moralismos intelectualoides. E eu ria-me, sentado no sofá, por tamanha ignorância no ecrã!

Sem comentários: